Mania DIY: Pingente Encolhido Reciclado

Em 18.01.2017   Arquivado em Reviews

   O DIY da vez foi bastante visualizado no facebook (apesar de também ser conhecido no youtube), e muita gente se empolgou com a ideia de fazer seus próprios pingentes com material que sobra das nossas refeições.

   Primeiramente esse DIY surgiu porque existem folhas de plástico retráctil próprias para arte, você pode encontrar vários vídeos que usam ele no youtube, e elas funcionam sim. Mas a ideia que eu quero testar mesmo é a de usar uma embalagem reciclada. Será que isso funciona mesmo?

   1. Para começar você vai precisar das embalagens, tesoura, marcador a prova d’água, furador e de um forno. Além de opcionalmente desenhos para decalcar ou se inspirar.

   Uma coisa importante de mencionar (e eu testei), é que não da para fazer o mesmo procedimento no microondas. Isso acontece porque microondas e fornos usam formas diferentes de aquecimento, o microondas aquece por indução, e o forno por condução.

   2. Minhas pesquisas (e testes) indicaram que o experimento só funciona com plástico número 6, então certifique-se que a embalagem tenha o símbolo 6 PS.

   3. O único marcador a prova d’água que eu tenho em casa tem literalmente a ponta extra grossa, então os desenhos não vão ficar muito legais, mas já que é só para o experimento vamos relevar esse detalhe.

   4. Defina as formas a gosto, e não esqueça que elas devem ser um pouquinho grandes porque vão encolher. Você também pode substituir o marcador por outras opções a prova d’água como lápis de cor (para isso você precisar lixar a superfície antes para o lápis pegar).

   5. Faça um furinho com o furador.

   6. E coloque numa bandeja com papel (não precisa ser papel manteiga) no forno pre-aquecido a 165°C e observe até encolher.

   7 & 8. Minha primeira tentativa não deu certo. Minha segunda tentativa derreteu.

   9 & 10. Então eu resolvi apenas tentar fazer isso usando números só pela experiência (até esqueci os furinhos), e nada (o em coreano + o número 3 e os dois números 4 foram tentativas diferentes).

   11. Última tentativa e mesmo resultado.

   O estranho é que o plástico ficou bem branco depois de encolhido, enquanto o do vídeo continua transparente. Em fato, o plástico ps que eu encontrei é meio fosco enquanto o do vídeo é perfeitamente transparente, me pergunto se podem ser variações diferentes (existe até isopor 6 ps). Outra coisa é que o mínimo do meu forno é 180°, apesar de não ser assim tão diferente, pode ter afetado o resultado.

   Eu poderia procurar numa loja o do tipo mais transparente para comprar, mas plástico número 6 é bastante difícil de encontrar (os plásticos mais usados são 1 e 5). Além do mais isso acabaria com o objetivo de ser reciclado.

   Conclusão, não funciona com qualquer plástico número 6. Diminuindo ainda mais a chance se deparar com o material necessário para o projeto. Além do mais, o plástico 6 é tóxico (fabricados com poliestireno, recomenda-se precaução porque o estireno é um produto químico potencialmente cancerígeno, além de estar ligado ao aumento do risco de leucemia e linfoma[1]. Este produto tóxico pode ser liberado quando o recipiente de plástico é usado ​​para armazenar ou aquecer o alimento ou líquido em temperaturas acima de 80° centígrados)! É melhor comprar o plástico especializado para isso, que infelizmente não vendem no Brasil mas você pode encontrar no amazon (link 2), no ebay e no aliexpress.

O que acha dessa ideia? Tentaria apesar da minha dificuldade? Alguma suposição do por que deu errado?

Referência:
1. Cf. How To Recognize the Plastics That Are Hazardous To Your Health.

  • Raquel

    Em 18.01.2017

    Oi Mariana!
    Achei suuuuper legal a ideia, nunca tinha visto! Fiquei aqui pensando o que poderia afetar. Será que colocam alguma coisa em cima pra prensar e ele não se retrair todo??? Talvez seja o tipo do plástico mesmo… Mas a ideia é ótima! Deve ter algum segredinho aí pra descobrirmos x)

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    Reply

  • Mariana Peixoto

    January 21st, 2017

    Eu tinha visto algumas pessoas sugerirem isso mas na hora eu não sabia que material colocar (pensando agora, talvez simplesmente outra bandeja?), além do mais o DIY não tem tempo definido, eles simplesmente dizem “até diminuir”, fiquei pensando em como poderia saber que diminuiu com algo em cima mas acho que é só ficar olhando, não é mesmo?!

    Reply

  • Launna

    Em 18.01.2017

    Hi Marianas, I’ll be by to comment later. I just wanted to give you my Instagram ID @lawannish ♡

    Reply

  • Mariana Peixoto

    January 21st, 2017

    Followed, @flornosertao!

    Reply

  • Launna

    Em 18.01.2017

    Mariana, I did shrink art when I was in school… many, many years ago and I loved it… I found some for my older daughter and we had fun. I should look for it in the craft stores and let Valentina try it out… she loves making things and I do think she’d enjoy that. I will check out the number on the plastic though, I don’t want to use something bad… xox Have a great rest of the week xox

    Reply

  • Mariana Peixoto

    January 21st, 2017

    It seems a lot of americans would play with it when young, but is not something we see here a lot. I wish we also had shrink dinks here T_T

    Reply

  • Luana Souza

    Em 18.01.2017

    Que legal esse DIY, achei uma graça <3 lindinho ficou! Beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    Reply

  • Marcelo Alves

    Em 18.01.2017

    Achei interessante, nunca tinha visto esse tutorial na internet, confesso que fiquei curioso, e com vontade de fazer, mas acho que não faria, pena o seu não ter dado certo.

    https://blogincensurado.blogspot.com.br

    Reply

  • Marina

    Em 18.01.2017

    Que estranho. Eu vi esse vídeo no facebook e super curti a ideia, mas não tentaria fazer depois da sua experiência, até porque eu morro de medo de tacar fogo em casa. kkkkkkk Ficaria com medo de derreter mais que o normal 🙁
    Mas enfim, a experiência foi válida por um lado, né?
    beeijos

    http://www.marinaalessandra.com

    Reply

  • Dany

    Em 18.01.2017

    Sinceramente eu não tentaria.
    Uma pena que tenha dado errado!
    Não faço ideia porque! rsrs…

    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    Reply

  • Camila Faria

    Em 18.01.2017

    Nossa, que pena que não rolou Mariana… estava aqui numa super expectativa de você ter conseguido… 🙁
    Se você fizer novas experiências, conta aqui no blog, viu? Vou adorar acompanhar! Beijo :*

    Reply

  • Debora Dahl

    Em 18.01.2017

    Que legal esse DYI, super criativo. Bjs

    http://www.deboradahl.com

    Reply

  • Gabriela Soares

    Em 18.01.2017

    Ah, poxa, eu vi o vídeo e fiquei super empolgada, mas agora que vi que não funcionou e que o tipo específico de plástico não tem no Brasil, eu já desanimei hahaha é incrível como as coisas dão certo no facebook e quando a gente vai tentar em casa é uma história totalmente diferente, né? </3
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    Reply

  • Adriana Leandro

    Em 18.01.2017

    Eu nunca tentei fazer esse diy por que tenho medo de colocar fogo na casa. kkkkk. Acho meio perigoso. Mas é bom saber que pode dar errado por causa do tipo de plástico.
    Bjus!

    galerafashion.com

    Reply

  • Mayara Vieira

    Em 18.01.2017

    Poxa, que pena que não deu certo.. Eu já tinha visto esse vídeo no facebook, achei que era super fácil mas pelo visto não é \; Quando souber pq não deu certo me conta, fiquei curiosa rs Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br

    Reply

  • Lorraine Faria

    Em 18.01.2017

    poooxa vida! que raiva desses diy que parecem super simples e tals, e no fim são mais complexos que a gente imagina e ainda dão meio errado 🙁 se importar o plastico, atualiza aqui pra gente o resultado!!!

    Reply

  • Mariana Peixoto

    January 22nd, 2017

    Pode deixar!

    Reply

  • Rafael Campos

    Em 18.01.2017

    Infelizmente não funcionou, né?
    Talvez porque o copo é bem mole, diferente da embalagem que ele usou. Acho que devo ter uma. Vou tentar fazer. A canetinha usada no vídeo também é diferente. Pode ter alguma relação com a tinta…
    A ideia é bem legal, e bem interessante como o plástico se comporta.

    Blog Diamante Turquesa
    Siga-me no Instagram: @cristinocampos

    Reply

  • Mariana Peixoto

    January 22nd, 2017

    Eu não usei apenas o copo, também usei uma embalagem que tinha vindo farofa num churrasquinho, ela era bastante dura e grossinha. Sharpies são marcadores permanentes, é só uma marca. O tutorial também indica que pode ser usado qualquer um que seja a prova d’água, eu não acredito que a tinta afete o resultado (apesar de saber que tinta normal descascaria ao encolher e portanto não serviria para esse tutorial).

    Reply

  • Váh

    Em 18.01.2017

    Vi vídeo e achei sensacional!
    Mas que pena que não deu certo com você, tenho certeza que se eu fizer também não vai funcionar 🙁
    Geralmente esses DIY nunca dão certo, pelo menos comigo e os que já tentei 🙁
    Ah, da próxima vez vou tentar melhorar o áudio dos meus vídeos <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    Reply

  • Dayane Nascimento

    Em 18.01.2017

    Amei demais! vou tentar fazer aqui em casa ♥
    Beijos
    http://www.conversandocomalua.com

    Reply

  • Vanessa

    Em 18.01.2017

    Nunca pensei que desse para fazer esses pingentes lindo usando material reciclado. Amei!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    Reply

  • Gabriela Silva

    Em 18.01.2017

    Eu não sou muito boa em trabalhos manuais mas essa sua dica é tão linda e criativa que me deu até vontade de tentar fazer esse pingente., Amei!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/01/top-7-novidades-da-semana_20.html

    Reply

  • Pamela Sensato

    Em 18.01.2017

    Eu gostei da ideia e eu sou muito desajeitada para fazer essas coisas…..fica muito delicado!

    Beijinhos ❥
    *Blog Resenhas da Pam*

    Reply

  • Amanda Mércuri

    Em 18.01.2017

    Então, na verdade aquele lápis não tem nada de cintilância! Ele fica bem sequinho! 😉

    A ideia parecia boa até ver a sua tentativa! hahaha! Não faria não, porque provavelmente daria errado comigo também.

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    Reply

  • Mariana Peixoto

    January 22nd, 2017

    Eu estava falando da cintilância do batom, mas já que ele parece bastante com o lápis, vai que é só na foto né

    Reply

  • Taís Queres

    Em 18.01.2017

    Muito fofo e muito criativo!
    Beijos,

    https://devaneiosdeinverno.blogspot.com.br/

    Reply

  • hellz

    Em 18.01.2017

    OOOOOOOOOOOI

    é realmente uma pena que não funcione :(((((
    eu já vi um videozinho desse no insta e achei um ótimo DIY. Agora mudei total de ideia. Tava bom demais pra ser verdAde, né? hahahahah

    BEEEEEEIJO
    beinghellz.com

    Reply

  • Mariana Peixoto

    January 22nd, 2017

    Eu ainda acho que funciona com o plástico certo, o problema é que é simplesmente muitíssimo difícil de encontrar ele. Realmente, bom demais para ser verdade.

    Reply