Planejador X Diário X Agenda

Em 11.02.2015   Arquivado em Organization
   A cada ano que começa eu me desafio novamente a me organizar e a não fugir dos compromissos, na maioria das vezes o resulto é bem menor do que eu esperava (mas ei, eu gosto de pensar bem alto para pelo menos atingir um resultado acima da média), mas como pouco é melhor que nada, eu sempre chego a conclusão que valeu a pena e recomeço tudo de novo. Esse ano eu decidi que usaria um planejador para me ajudar com essa tarefa, mas qual a diferença entre diário, agenda e planejador?

   O diário serve para escrever sobre o passado, é uma forma de guardar memórias e pode se tornar um objeto interessante para seus filhos e netos em um futuro próximo, ou até um livro famoso como no caso do de Anne Frank, por exemplo:

   A agenda serve para escrever sobre o presente, é uma forma de se manter organizado sobre o que acontecerá em um momento próximo ou até escrever alguns lembretes, exemplo:

   Já o planejador serve para escrever sobre o futuro, apesar de alguns terem páginas diárias para que possa se organizar mais detalhadamente, ele normalmente foca no planejamento semanal-mensal-anual, ou seja, um planejamento mais generalizado. Além do mais planejadores podem servir para as mais variadas áreas da sua vida, desde os estudos até o que você cozinhar a cada dia para ter uma alimentação mais variada e o que você precisa lembrar de comprar para cozinhar tais coisas.

   Um mesmo item pode ser usado com qualquer um dos três propósitos, afinal, hoje em dia a maioria das ‘agendas’ possuem área diária nas páginas, um espaço para resumo anual e/ou mensal, além de adesivos e uma pastinha para documentos. Mas normalmente quando você vai na papelaria os itens podem estar divididos e os que são mais enfeitados, tem um cadeado – que é ridiculamente inútil – e não tem numeração nas páginas, são tidos como diários (porque tem gente que não escreve todo dia sem falta, então numerar o dia manualmente pode ser uma economia de páginas – eu por exemplo já usei um mesmo diário por cerca de 5 anos), os que possuem o padrão mais comum (citado anteriormente) são tidos como agenda, e os que possuem algumas opções a mais são ditos planejadores, isso é apenas uma divisão capitalista estratégica, algo do tipo “você precisa comprar outro item se quiser a função x, e assim eu vou ganhar mais com isso”, então eu pessoalmente não vejo a necessidade de buscar o item mais comumente usado para usufruir de tal utilidade e sim procurar o que lhe deixa mais confortável e que considere mais prático.

Onde Comprar Online?

   Apesar de existir planejador de diversos formatos e em diversas lojas, com as minhas pesquisas eu concluí que os melhores preços e formatos estão no aliexpress, mas uma coisa importante a levar em conta caso você faça sua própria busca nesse site é o idioma do produto, porque como esse site vende produtos em sua maioria do oriente, tem várias opções muito bonitas e interessantes que infelizmente estão completamente escritos em chinês, japonês ou coreano (o site traduz automaticamente o título e descrição do produto, então confira as imagens), outros tem algumas palavras em inglês e o resto em um desses idiomas, então é preciso prestar bastante atenção antes de efetuar a compra.

[Chupin] Planejador 365 Dias;
Planejador Vintage Harry Potter;
[Iconic] Diário Colette 2015;
[Jujin] Diário Molang;
Organizador Semanal “Stand By Me”;

Grátis Para Impressão:

Planejador de Estudo Em Casa (inclui espaço para organização de refeições, blog, exercício físico e outros);
Planejador de Organização Diária (divisão por horas e espaço para notas);
Planejador de Metas Por Semana;
Planejador de Afazeres Domésticos;
Planejador de Refeições Por Semana (com espaço para lista de compras e outras opções);
Coleção de Páginas de Planner com o mesmo design (inclui planejamento semanal, mensal e anual, checklist, abas mensais, duas página de projetos, senhas de contas, notas e outros);
Planejador Semanal Simples (com espaço para cada dia da semana, lista de afazeres e planejador de refeições);
Planejador Completo e Editável WL (inclui página de endereços, planejador diário, lista de metas, organização semanal, informação de emergência e mais – controle de inventário, calendário organizador etc);
Planejador Completo e Editável PTS (com calendário mensal, planejador semanal, listas de afazeres, inventório de alimentos, checklist para contas e mais);
Planejador Completo Não Editável THH (com visão de calendário, visão semanal, planejador de menu + lista de compras, organização de tarefas de limpeza, mapa de atividade de casa e muito mais);
Planejador Completo Não Editável GSB (com organização mensal, organização semanal não datada, planejador de refeições com lista de compras, páginas de notas e etc);
Página de Organização Diária e Semanal (inclui espaço para especificação de exercício físico e quantidade de copos d’água bebidos em um dia e notas);

Minha escolha:

   Com a minha impressora a ideia de imprimir todo um planejador parece ridícula. Eu queria comprar online, mas como precisava para “já” fiquei preocupada com a demora da entrega e resolvi me virar com o que tem na minha cidade mesmo, acabei comprando uma agenda simples. Além da pastinha para folhas soltas, adesivos, espaço para dados pessoais e de emergência e calendário 2015/2016, que a maioria das agendas tem, a que eu escolhi tem:



    1. Espaço para planejamento mensal; 2. espaço para sites; 3. Espaço para anotações; 4. Espaço de planejamento sem data específica para cada mês; 5. Uma página para dias da semana com espacinho para anotações e meia página para fins de semanas; 6. Páginas para contatos no final.

   Eu também decidi fazer um planejador separado para todas as outras coisas e com uma visão mais familiar. Nele estão incluídos dados de login de contas acadêmicas, horário escolar e de departamento, registro de notas por componente em redação (sugerida pelo professor e com base na avaliação do enem) e muito mais, mas como a maioria das coisas ainda corre o risco de sofrer alteração, eu não imprimi e nem vou colocar aqui ainda, em breve um novo post sobre isso!

  • Images Animated Gif

    Em 11.02.2015

    Um dia maravilhoso!
    Images Animated Gif

    Reply

  • Gabryel Fellipe El Costa

    Em 11.02.2015

    providenciar uma agenda seria essencial pra mim e pra um amigo meu que vive esquecendo compromissos. vou comprar umas bem bonitas! bom, online não daria certo.
    ótimo post! valeu pelas dicas.

    gabryel fellipe – quimeras mirabolantes

    Reply

  • Marília Pessoa

    Em 11.02.2015

    Adoro agendas e caderninhos para me organizar. Confesso que sou bem esquecida e desorganizada, preciso anotar as coisas para lembrar. Uso muito uma agenda pra anotar tarefas a fazer e compromissos importantes. E tenho um caderninho pequeno de rascunhos também, é muito útil quando quero anotar minhas ideias mais legais.
    Adorei esse monte de sugestão que você deu, esses planejadores são ótimos!!

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    Reply

  • Clayci

    Em 11.02.2015

    Eu ainda tenho diário, não consigo usar agenda (começo e paro) e esqueço do planejador.. Anoto e esqueço de acompanhar hahahaha (SOCORRO)
    Eu gostei do Harry Potter e não achei caro.. queria ver mais fotos, mas lá so mostra a capa =(..
    Vou comprar hahahhaha (MEDO DE NÃO USAR)

    Beijos

    Reply

  • lee.

    Em 11.02.2015

    Esse é o layout mais original que eu já vi. Estou pasma.
    Simplesmente genial.
    Este ano optei por um planejador também para me organizar na aéra escolar, já que os aniversário anoto no calendário do celular e nunca vou abandonar meu diário, e o próprio blog não deixa de ser um, certo?
    Os planejadores coreanos são realmente lindos! Muito lindos. Muito. hahah vejo em muitos Instagrans e vem a invejinha.
    Achei muito legal você disponibilizar para a impressão e tudo mais, o que se você levar no lugar certo, dá um efeito bem legal. Acho que vou pegar e personalizar alguns 😀
    Um lugar para anotar os dados de login! Como eu não pensei nisso? Este foi provavelmente o post mais útil do ano!
    Muitop obrigada! Sem palavras para sua criatividade. Parabéns.

    { p l e a s u r e }

    Reply

  • Luly

    Em 11.02.2015

    Tô pirando com esse planejador do HP, quero now!!!
    Eu sou aloca dos diários e agendas e planejadores e tudo junto e atualizado ao mesmo tempo, acho tudo nessa vida e fico perdidinha sem ter onde anotar minhas coisinhas!!!!!

    Reply

  • Samara Lima

    Em 11.02.2015

    Um máximo seu post
    Amei ♥

    Post novo sobre meu sumiço!

    Minhas Inspirações com Samara Lima ♥

    @samaralima_03

    Beijo ♥

    Reply

  • Natz Sodré

    Em 11.02.2015

    Amei o post Mari! Em Dezembro eu comprei uma agenda na kalunga que já tinha a parte planner, eu não vivo sem isso *—* a vida fica desorganizada, acho que a agenda salva nossas metas! Beijokas 🙂

    Reply

  • PHANNY TEEN // BLOG OFICIAL

    Em 11.02.2015

    Eu mesma sou muito organizada. Inclusive já tive esses três itens. O meu item atual, são as agendas. Tenho várias. Gosto de anotar tudo! Principalmente meus gastos kkkkk❤

    Ahh! Sobre o meu formulário de cometário Facebook e Blogger, tenho o tutorial no meu blog. Confere lá (:

    http://phannyteen.blogspot.com.br/2013/12/tutorial-fan-page-fan-box-do-facebook.html?m=0

    Fica com Deus!!! E obrigada pela visita❤

    Reply

  • -Lunii †

    Em 11.02.2015

    Eu sempre adorei escrever diários, mas sempre acabo desistindo de escrever no meio do ano ou simplesmente jogo eles no lixo, comecei isso a uns 5 anos, esse ano peguei caderno velho que nunca havia usado e decorei com um pano xadrez, está lindinho, de vez em quando uso-o.
    A agenda é uma coisa que eu provavelmente não usaria, mas quem sabe no futuro.
    Eu sou muito bagunçada e o planejar séria ótimo, vou correr atrás de um!
    Preciso ser mais organizada, acho difícil sdjnsdnksjnfjsdkfsrgkofkwe.
    sessão proibida †

    Reply

  • Isabely Rodrigues

    Em 11.02.2015

    Mds, as páginas dessa agenda é igual as a minha kkkk
    Então, não deixe de visitar o blog e também o canal, estarei sempre trazendo novidades, beijos :*
    http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    Reply

  • Ana Claudia

    Em 11.02.2015

    Todo ano eu também luto para me organizar! Gostei muito das dicas de agendas e planejadores que você deixou, mas desta vez quem escolheu minha agenda foi minha mãe rs. Ela comprou essa aqui pra ela, mas como ganhou uma na escola que trabalha, acabou deixando essa pra mim. Eu gostei porque ela é espiral, tem o Evangelho do dia com um pequeno comentário, os santos do dia… Agora a tarefa é ter o empenho de marcar tudo lá… E lembrar de checar, porque às vezes faço dessas: marco e depois esqueço de olhar. Pode isso? Kk

    Beijos,
    Ana
    http://blogcontando.blogspot.com

    Reply

  • Mary Blake

    Em 11.02.2015

    Eu amo diários pelo simples fato de podermos registrar os nossos mais profundos sentimentos em uma folha de papel qualquer mas que para nós é mais que especial,Amei seu blog
    Visita o meu http://cafe-com-bolinhos.blogspot.com.br/

    Reply

  • Ana Carla

    Em 11.02.2015

    Que legal adorei a postagem! Ah quero informar q mudei d blog haha:
    http://my-colorful-universe.blogspot.com.br/

    Reply

  • Georgea

    Em 11.02.2015

    Tenho os três! Gosto do diário para desabafar e da agenda para anotar coisa da escola. Sempre tento me organizar ao máximo porque quero deixar de ser desorganizada!
    http://grgea.blogspot.com.br/

    Reply

  • Isabelle Campos

    Em 11.02.2015

    Que kawaii. Não conhecia a novidade, foi muito bom conhecer a novidade pra ficar sabendo um pouco. E claro não ser a desinformada.
    Kissus da Isa // :3 S u Kawaii *0*
    By || Doce | Bunny (='.'=) ||

    Reply

  • Edwin Lafaiete

    Em 11.02.2015

    adorei as dicas, eu uso bastante agenda e planejamento .

    Abraços, Edwin.
    http://www.oquefaltou.com|Facebook|Twitter|Instagram

    Reply

  • Thainara Amorim

    Em 11.02.2015

    Olá!
    Eu sempre tive diários mas geralmente eu não os atualizava por anos,então parei de escrever neles.Ultimamente estou tentando manter uma agenda e até agora estou indo bem,minha meta é terminar esse ano sempre atualizando ela e nunca deixando nenhum compromisso ou lembrete de fora.
    Beijos!
    Se Esse Mundo Fosse Meu…

    Reply

  • Bianca Condé

    Em 11.02.2015

    Quanta opção de páginas fofinhas, achei uma graça… eu sempre começo o ano usando a agenda mas depois deixo de lado hahahaha

    Blog: http://www.bybiancaconde.com.br
    Fan page: http://www.facebook.com/bybiancaconde
    Instagram: http://www.instagram.com/bifconde

    Reply

  • Kathhi Steam

    Em 11.02.2015

    Eu sou completamente avoada quando se trata de eventos, trabalhos escolares e matérias semanais na escola, mas ás vezes uma agenda ajuda muito nisso tudo.
    Achei essas agendas tão fofinhas! Amei todas, principalmente a do Harry Potter, já que eu tenho um certo amor pela saga <3.
    Eu costumo anotar em um papel com canetas coloridas, para chamar mais atenção, todos as matérias que eu tenho na semana e colo na parede ao lado da minha cama, assim eu não esqueço os horários e acabo decorando rapidinho. Eu também fazia uma tabelinha de horários das coisas que eu deveria fazer no dia-a-dia, mas eu sempre cabulava os horários e acabei desistindo. Já tive vários diários ao longo dos anos, mas nunca cheguei a ter um fixo, sempre mudava. Sou tipo uma nômade quando se trata de diários, sabe?
    Beijos ღ!

    Reply

  • Kaory Kirigaya

    Em 11.02.2015

    Muito legal esses planejadores imprimi um só *¬*
    Beijos
    ♥ Colorful Dream~

    Reply

  • Adália Sá

    Em 11.02.2015

    Adora agendas, diários e planejadores *-* Atualmente estou usando um "schedule book" da Sailor moon que estou pagando até hoje T_T Ele é muito lindo, e funcional, tem planejamento mensal, e semanal e tem me ajudado bastante. Adorei os downloads que você colocou, baixei o planner para estudos, estou precisando me organizar mais nisso e não tem espaço no schedule book, obrigada!
    A agenda que você comprou é muito fofa, e muito útil também. Gostei muito do post!

    ♥ Rendas e Doces

    Reply

  • Camila Tuan

    Em 11.02.2015

    Já abri vários dos links que tu citou para ver qual planejador fica melhor pra mim.
    Ótimo post pra desorganizadas como eu.

    Beijos

    camilatuan.com

    Reply

  • Mia Ferreira

    Em 11.02.2015

    Gostei bastante do blog,do assunto abordado^^
    Kiss==
    imaginesgirl.blogspot.com

    Reply

  • Unshine

    Em 11.02.2015

    Gosto de usar o planejador para coisas a curta distância, tipo numa semana corrida com vários médicos marcados, ou altas provas que não quero perder. Já a agenda uso para o ano todo, para coisas que planejo a longa distância. E diario não uso desde meus 12 anos, mas gostaria de ter um, mas não em papel pois não queria que ninguém na minha casa lesse, como não tenho privacidade alguma aqui, teria que ser algo discreto e online mesmo.

    http://www.rumorandhorror.blogspot.com

    Reply